quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hoje estamos em Curvelo, na Região Central de Minas

Hoje estamos na cidade de Curvelo, na região Central de Minas. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 75 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 30º durante o dia, podendo chegar aos 12º à noite. Curiosidades sobre Curvelo: É a terra de Zuzu Angel, do ator Ângelo Antônio, do músico Paulo Roberto Diniz Junior (Jota Quest), do escritor Lúcio Cardoso, de Adauto Lúcio Cardoso, do cartunista Alceu Penna, do cantor e compositor Luis Cláudio, do jornalista Renato Ribeiro e da cozinheira do astro do rock Michael Jackson, D.Remy Vila Real, além do inesquecível Marcos Valério (risos).

A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Central do Brasil, localizada no centro da cidade, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O MP Itinerante percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Sete Lagoas, dia 19 de agosto, quinta-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.











É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.

2 comentários:

  1. A notícia abaixo deveria ser amplamente divulgada, porque os Planos Diretores de todos os municípios brasileiros se enquadram na decisão do Dr. Marcos de Lima Porta – uma decisão corajosa, democrática e humana que poderá contribuir muito para melhorar a administração pública em nosso país.

    JUSTIÇA MANDA SUSPENDER REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SP

    São Paulo - O juiz Marcos de Lima Porta, da 5.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, determinou ontem a imediata suspensão do projeto de lei sobre a revisão do Plano Diretor da capital paulista. Ele invalidou o projeto enviado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) à Câmara Municipal. O PROCESSO TERÁ DE COMEÇAR DO ZERO PARA GARANTIR A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POPULAR. A Prefeitura pode recorrer.
    Segundo o magistrado, a população não pôde participar do debate sobre o Plano Diretor. PRIMEIRO PORQUE A PREFEITURA NÃO PÔS À DISPOSIÇÃO EM SEUS ÓRGÃOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. Tampouco fez uma campanha ampla sobre a revisão, limitando-se a divulgar a medida por meio de três editais em jornais.
    Além disso, o Estatuto da Cidade pressupõe a existência de duas audiências públicas em municípios com mais de 20 mil habitantes. A Prefeitura fez quatro. "Se para 20 mil habitantes o número mínimo é de duas, a realização de quatro audiências para São Paulo é de todo irrisória", disse. Por fim, cada morador tinha direito a falar por dois minutos nas audiências, tempo considerado insuficiente pelo juiz.
    Na sentença, o magistrado diz que, para que a democracia seja respeitada, o projeto "não merece prosperar". A CONSTITUIÇÃO "EXIGE A OBSERVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA QUE A POLÍTICA URBANA SE CONCRETIZE". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
    http://www.abril.com.br/noticias/brasil/justica-manda-suspender-revisao-plano-diretor-sp-1217850.shtml. Acesso em 13.08.10.

    ResponderExcluir
  2. A notícia abaixo deveria ser amplamente divulgada, porque os Planos Diretores de todos os municípios brasileiros se enquadram na decisão do Dr. Marcos de Lima Porta – uma decisão corajosa, democrática e humana que poderá contribuir muito para melhorar a administração pública em nosso país.

    JUSTIÇA MANDA SUSPENDER REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SP

    São Paulo - O juiz Marcos de Lima Porta, da 5.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, determinou ontem a imediata suspensão do projeto de lei sobre a revisão do Plano Diretor da capital paulista. Ele invalidou o projeto enviado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) à Câmara Municipal. O PROCESSO TERÁ DE COMEÇAR DO ZERO PARA GARANTIR A EFETIVA PARTICIPAÇÃO POPULAR.
    http://www.abril.com.br/noticias/brasil/justica-manda-suspender-revisao-plano-diretor-sp-1217850.shtml. Acesso em 13.08.10.

    ResponderExcluir