sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hoje estamos em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais

 

Hoje estamos na cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 526 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 25º durante o dia, podendo chegar aos 15º à noite. A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Antônio Carlos, em frente ao Espaço Mascarenhas, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O MP Itinerante percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.
O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

Alunos de escolas públicas estaduais participaram das palestras realizadas na tenda de apoio, um bate-papo interativo com promotores de Belo Horizonte e da comarca da região. Ao todo, cerca de 900 jovens receberam orientações e puderam aprender um pouco mais sobre direitos humanos e combate ao preconceito, tema abordado pelo promotor Rodrigo Filgueira. Já o promotor de Defesa da Saúde da cidade, Rodrigo Ferreira de Barros, falou sobre os direitos do consumidor e acesso ao sistema de saúde, e orientou a população sobre como agir em defesa de seus direitos. A promotora Ana Leia de Ribeiro conversou com os estudantes sobre as áreas de atuação do Ministério Público e a importância do Registro Civil. A palestra sobre Crimes Cibernéticos, grande sucesso entre os adolescentes, foi realizada em duas rodadas.

Além de realizar palestras para os estudantes, os promotores da comarca da cidade participaram do MP Itinerante auxiliando o Procurador Geral de Justiça, Alceu Torres Marques e o Ouvidor do MP, Mauro Flávio Brandão, na orientação jurídica aos cidadãos. A equipe do Procon Estadual também compareceu, orientando os consumidores sobre seus direitos. Em Juiz de Fora foi realizado ainda o encontro Regional de Promotores, que também contou com a presença do Procurador Geral e do Ouvidor.

As ações sociais foram outro ponto forte do evento. A Tenda da Saúde realizou cerca de 1.200 atendimentos, entre medição de glicemia capilar e pressão arterial, vacinação contra gripe H1N1 para a população entre 20 e 39 anos, gripe sazonal para idosos, além da equipe odontológica, orientando a população sobre como manter uma boa higiene bucal e evitar as principais doenças dentárias.

O controle de zoonoses da cidade também esteve presente e apresentou maquetes que ensinavam como reconhecer e combater o mosquito da Dengue em todas as suas fases de vida e outros vetores transmissores de doenças graves.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Ubá, dia 13 de julho, terça-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.


É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.

Acesse para mais informações: MP Itinerante chega à Zona da Mata

Um comentário:

  1. Bom Dia !!! Preciso efetuar uma denúncia a respeito da Secretaria de Saúde de São João Nepomuceno. Aqui não existe o sistema de Ouvidoria Municipal e não sei como efetuar esta denúncia. Sou servidora Pública Municipal. Obrigada.(Já fiz a denúncia ao Depto de Atenção Básica )

    ResponderExcluir