Hoje estamos na cidade de Manhuaçu, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 78 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 25º durante o dia, podendo chegar aos 15º à noite. Curiosidades sobre Manhuaçu: O topônimo originou-se de mayguaçu palavra indígena que significa rio grande, usada pelo gentios para designar o rio local. Mais tarde, a região ficou conhecida por Sertão do Manhuaçu.
A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Cordovil Pinto Coelho, localizada entre a Praça da Matriz e a praça principal, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O MP Itinerante percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.
O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Itabira, dia 30 de julho, sexta-feira.
O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.
É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário