quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estamos em Pouso Alegre, Sul de Minas

Hoje estamos na cidade de Pouso Alegre, localizada no Sul de Minas Gerais. Sua população estimada, em 2009, era de quase 127 mil habitantes e sua temperatura durante o dia gira em torno dos 24° podendo chegar aos 6º à noite. Portanto, prepare os edredons e os casacos (rs).

A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Senador José Bento (em frente à Matriz), onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O MP Itinerante percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

CAO-SAUDE

Foram feitos 47 (quarenta e sete) atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde; além de orientações sobre questões epidemiológicas, como contágio de doenças por causa de animais como, cachorros, gatos, ratos, escopiões, cobras e etc. Esteve também no local equipe da casa de apoio aos usuários de álcool e outras drogas.

Durante o dia todo foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.


Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Varginha, dia primeiro de julho, quinta-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Pouso Alegre)


A carreta do MP Itinerante está em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Varginha, dia 01 de julho, quinta-feira.






quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ministério Público Itinerante segue no Sul de Minas

Após chegar à cidade de Lavras, projeto dá continuidade a atendimentos no Sul de Minas nas cidades de Pouso Alegre, Varginha e São Lourenço.

Cerca de 15 mil atendimentos já foram realizados.

O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro.

Até agora 17 cidades já foram visitadas em seis regiões do Estado, somando cerca de 15 mil atendimentos.

PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques, o projeto é um marco na história da Instituição. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP. O projeto Ministério Público Itinerante tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”, afirma. Para o procurador-geral de Justiça, “ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram – e são – mais caros. Hoje, consolidado enquanto instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém nos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas”.

OUVIDORIA

Para a Ouvidoria do MPMG, órgão realizador do projeto, a proposta é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos dentro da carreta do MP Itinerante e palestras em escolas e espaços públicos de fácil acesso, assim mostrando à sociedade qual é o papel do membro do MP, como ele atua, onde trabalha, por que e como o Ministério Público pode ser acionado. “A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição”, explica o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.

Estamos em Lavras, no Campo das Vertentes (Sul de Minas)

Hoje estamos na cidade de Lavras, localizada no Campo das Vertentes, sul de Minas Gerais. Sua população estimada, em 2009, era de quase 93 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 26°.
A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Jardim Glória, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local, dividindo o espaço com o Projeto da Prefeitura de Lavras, Governo Itinerante de Lavras. O MP Itinerante percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.
O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.


CAO-SAUDE

Foram feitos 10 registros formais de atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde (consultas especializadas, exames, Tratamento fora do Domicílio).

A Secretaria Municipal de Saúde participou ativamente do Projeto MP Itinerante através de seu projeto próprio denominado "Governo Itinerante de Lavras". Nesse sentido, foram realizadas 27 vacinas H1N1, 109 vacinas febre amarela/tétano e 03 vacinas paralisia infantil. Foram realizados os seguintes procedimentos:
Bairro Nova Lavras
 - 739 testes de glicemia, 1080 aferição de pressão e emitidos 78 Cartão Nacional do SUS;
Bairro Jardim Glória - 450 testes de glicemia, 300 aferição de pressão, 500 receitas com encaminhamento e emitidos 59 Cartão Nacional do SUS.

Encaminhamentos para exames:
Bairro Nova Lavras - 90 consultas oftalmológicas, 01 tomografia, 01 densitometria óssea, 01 holter 24 horas, 02 avaliações cirúrgicas e 02 medicamentos/receitas.
Bairro Jardim Glória - 188 consultas oftalmológicas, 01 tomografia computadorizada, 02 ultrassom diversos, 05 densitometria óssea, 03 colonoscopia, 02 ecocardiograma, 03 consultas otorrinolaringologia, 03 avaliações cirúrgicas, 03 endoscopia, 01 consulta reumatológica, 01 eletroneuromiografia dos membros, 01 duplex scan membros, 02 eletroencefalograma, 02 ressonância magnética, 01 consulta hematologista.

Durante o evento, o CAO-SAUDE distribuiu diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve participação de promotores de Justiça da comarca de Lavras e região, podendo citar o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde Dimas Messias de Carvalho.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Pouso Alegre, dia 30 de junho, quarta-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.







Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Lavras)


A carreta do MP Itinerante está em Lavras, no Campo das Vertentes, no sul de Minas Gerais.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Pouso Alegre, dia 30 de junho, quarta-feira.


terça-feira, 22 de junho de 2010

Estamos em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas

Hoje estamos na cidade de Divinópolis, localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 216 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 26°. Curiosidades de Divinópolis: A escritora Adélia Prado nasceu em Divinópolis, dia 13 de dezembro de 1935. Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: esta é a lei, não dos homens, mas de Deus. Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis".

A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Benedito Valadares, situada na Av. 21 de Abril (entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo), onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.


CAO-SAUDE

Foram feitos 20 registros formais de atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde
- 6 para consultas especializadas, 9 para medicamentos, 4 para cirurgias, 1 para saúde bucal.

A Secretaria Municipal de Saúde participou ativamente do evento, prestando informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e, ainda, atendimentos de aferição de pressão arterial.

Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve o lançamento da revista "Susinho", idealizada pelo CAO-SAUDE, como parte do Projeto MP Itinerante, onde se busca, dentre outras, esclarecer ao cidadão os seus direitos à saúde farmacêutica.

PROCON ESTADUAL

Pelo PROCON Estadual foi proferido o "7º Curso de Capacitação de Defesa do Consumidor para a Polícia Militar". O evento contou com a participação de 30 Policiais Militares, entre Oficiais e Praças e realizado na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar (Divinópolis). A abertura do evento foi feita pelo Promotor de Justiça Alessandro Garcia Silva da Comarca de Divinópolis e seu encerramento pelo Promotor de Justiça Gilmar de Assis, Secretário-Executivo do Procon Estadual. O curso foi dividido em 03 módulos.
O evento contou com a participação do Assessor Jurídico do Procon Estadual - Ricardo Augusto Amorim (palestrante), do Coordenador do Procon Municipal de Divinópolis Thiago Pardini Michelini Araújo e da Responsável pelo Setor Eventos Procon Estadual - Viviane Campos de Oliveira (organizadora do evento).

Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Lavras, dia 24 de junho, quinta-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

É o Ministério Público perto do cidadão, presente nas comunidades, colhendo demandas e mediando conflitos e ainda cobrando dos gestores a disponibilidade e o bom atendimento dos serviços públicos.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Divinópolis)


A carreta do MP Itinerante está em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Lavras, dia 24 de junho, quinta-feira.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ministério Público Itinerante no Centro-Oeste de Minas

Depois de realizar cerca de 12 mil atendimentos, projeto chega às cidades de Divinópolis e Lavras

O projeto Ministério Público Itinerante, uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG) -, em parceria com o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), está a todo vapor, cumprindo sua meta de atendimentos nas cidades mineiras. Na próxima semana, o MP Itinerante estará na região Centro-Oeste do Estado, nas cidades de Divinópolis (22/06) e Lavras (24/06). O objetivo do projeto é levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria ao município para estabelecer um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público e ainda lhes proporcionando o conhecimento de seus direitos, bem como a forma de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.

A carreta do MP Itinerante ficará localizada em pontos centrais das cidades, atendendo sempre das 9h às 17h. Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, buscando-se soluções mais ágeis para os conflitos, e ações de cidadania com palestras voltadas para o direito do consumidor, do idoso, das crianças e adolescentes e para a saúde na tenda de apoio, bem como medição de pressão arterial e glicose. Temas como crimes cibernéticos também serão abordados nas palestras.

O Procon Estadual também estará presente defendendo os direitos do consumidor e auxiliando a população. Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde). Todo o trabalho é realizado em parceria com as comarcas e com os promotores de Justiça das cidades e região, que também participarão dos atendimentos e darão continuidade às ações após a partida da carreta. Atividades também serão articuladas com as prefeituras, escolas públicas, particulares e universidades.

O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora 15 cidades já foram visitadas em cinco regiões do Estado, somando-se cerca de 12 mil atendimentos.

Confira os locais de atendimento no Centro-Oeste mineiro, sempre das 9h às 17h em todas as cidades:

Divinópolis:
Data: 22 de junho (terça-feira)
Local: Praça Benedito Valadares (rua 21 de Abril - entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo)


Lavras:
Data: 24 de junho (quinta-feira)
Local: Praça Jardim Glória (bairro Jardim Glória)

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques, o projeto é um marco na história da Instituição. O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP. O projeto Ministério Público Itinerante tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições. Para o procurador-geral de Justiça, ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram e são mais caros. Hoje, consolidado enquanto instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém aos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas.

Para a Ouvidoria do MPMG, órgão realizador do projeto, a proposta é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos dentro da carreta do MP Itinerante e palestras em escolas e espaços públicos de fácil acesso, mostrando, assim, à sociedade qual é o papel do membro do MP, como ele atua, onde trabalha, por que e como o Ministério Público pode ser acionado. A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição, explica o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.

Depois de passar pela região Centro-Oeste, o projeto parte para o Sul de Minas.

Estamos em Patos de Minas

Hoje estamos na cidade de Patos de Minas, localizada entre as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada, em 2009, era de quase 140 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28°.

A estrutura que compõe o MP Itinerante - carreta dotada de gabinetes, tendas, mesas e cadeiras - foi montada na praça da avenida Getúlio Vargas, em frente ao Fórum de Patos de Minas, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.


IMPRENSA

A imprensa local deu amplo destaque à passagem da caravana do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) por Patos de Minas. Emissoras de rádio, jornais impressos, sites de notícias e emissoras de TV falaram sobre o projeto MP Itinerante e sobre os serviços oferecidos à população, que, após a passagem do projeto MP Itinerante terão continuidade na Promotoria de Justiça da cidade.

O procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, esteve em Patos de Minas e acompanhou a caravana do MP Itinerante. A uma emissora de TV local, Alceu Torres destacou que um dos objetivos do MP Itinerante é fazer com que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo MPMG. "Muitos desconhecem a Instituição e, por causa disso, não sabem que podem encontrar, por meio do Ministério Público, soluções para diversos problemas na área da saúde, patrimônio público, direito do consumidor, entre outras. Estamos aqui para servir à população e esclarecer sobre nossa atuação."

DEPOIMENTOS

O promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Campos Júnior aprova o projeto que visa a aproximação do Ministério Público com a sociedade."O MP Itinerante é uma iniciativa de vanguarda do MPMG. É uma inversão do que normalmente acontece. Desta vez não é o cidadão que vai à Promotoria de Justiça, ao gabinete. É o promotor de Justiça que vem às ruas para mostrar à comunidade o papel do Ministério Público, a importância do promotor de Justiça e os caminhos a serem percorridos para que os cidadãos resolvam as suas demandas."

Eliane Bicalho, que trabalha na formação de professores da rede municipal de educação de Patos de Minas, acompanhou a palestra ministrada pelo promotor de Justiça José Carlos de Oliveira. Por cerca de 50 minutos, o promotor de Justiça explicou a alunos de uma escola municipal um pouco sobre o trabalho do Ministério Público.

De acordo com Eliane, a aproximação do Ministério Público com a sociedade, sobretudo em relação aos alunos, faz com que estes tenham mais consciência sobre seus direitos, além de respeitarem também os direitos das demais pessoas. "Os alunos irão tirar bastante proveito desse contato com o Ministério Público. Tudo que for aprendido aqui será multiplicado, pois cada um levará esse conhecimento para sua casa, repassando aos pais, parentes e amigos", ressaltou.

CAO-SAUDE

Foram feitos 22 atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde; 211 atendimentos de saúde acerca de aferição de pressão.

Pelo PROCON Estadual foi proferido o "Curso de Capacitação de Defesa do Consumidor para a Polícia Militar". O evento contou com a participação de 34 Policiais Militares, entre Oficiais e Praças e realizado na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar de Patos de Minas da 10ª região.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Divinópolis, dia 22 de junho, terça-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Pessoas de todas as idades participam do MP Itinerante em Patos de Minas

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Patos de Minas)


A carreta do MP Itinerante está em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Divinópolis, dia 22 de junho, terça-feira.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estamos em Patrocínio, no Alto Paranaíba

Hoje estamos na cidade de Patrocínio, no planalto do Alto Paranaíba. Sua população estimada, em 2009, era de um pouco mais de 86 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 20º. Curiosidades sobre Patrocínio: O nome da cidade é, supostamente, devido a um proprietário muito rico, que, segundo a lenda, depois de saber que a sua única filha estava gravemente doente, pediu a proteção da Virgem Maria, prometeu a construção de uma capela se a menina fosse curada. Quando isso ocorreu ele construiu uma igreja com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.

A carreta do MP Itinerante se encontra na PRAÇA SANTA LUZIA - na Rua Presidente Vargas, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

Participaram do Projeto MP Itinerante os seguintes Promotores de Justiça: Dr. Airton Batista Costa Neto, João Lemos de Deus Neto, Luciana Teixeira Rezende e Sandra Guimarães Cardoso.

CAO-SAUDE

Foram feitos 2 atendimentos - Pedido de Providência - da área da saúde; 16 medições de pressão.



Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Patos de Minas, dia 18 de junho, sexta-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Patrocínio)


A carreta do MP Itinerante está em Patrocínio, no Alto Paranaíba.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Patos de Minas, dia 18 de junho, sexta-feira.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alto Paranaíba é a próxima parada do projeto Ministério Público Itinerante

Atendimentos serão realizados nas cidades de Araxá, Patrocínio e Patos de Minas

O projeto Ministério Público Itinerante, uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG) -, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está, nesta semana, na região do Alto Paranaíba e percorrerá as cidades de Araxá (14/06), Patrocínio (16/06) e Patos de Minas (18/06) para prestar atendimento à população. O objetivo do projeto é levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria da Instituição ao município, para estabelecer um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público e ainda proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e a maneira de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.

A carreta do MP Itinerante ficará estacionada em pontos centrais das cidades, atendendo sempre das 9h às 17h. Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, buscando-se soluções mais ágeis para os conflitos; ações de cidadania com palestras voltadas para o direito do consumidor e para a saúde na tenda de apoio, bem como medição de pressão arterial e glicose.
O Procon Estadual também estará presente defendendo os direitos do consumidor e auxiliando a população. Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde). Todo o trabalho é realizado em parceria com as comarcas e com os promotores de Justiça das cidades e região, que também participarão dos atendimentos e darão continuidade às ações após a partida da carreta. Atividades também serão articuladas com as prefeituras, escolas públicas, particulares e universidades.
O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora 14 cidades já foram visitadas em quatro regiões do Estado, somando-se cerca de 10 mil atendimentos.

Confira os locais de atendimento no Alto Paranaíba, sempre das 9h às 17h em todas as cidades:

Araxá
Data: 14 de junho (segunda-feira)
Local: Praça Antônio Carlos (em frente à rodoviária antiga)

Patrocínio
Data: 16 de junho (quarta-feira)
Local: Rua Presidente Vargas (na praça Santa Luzia)

Patos de Minas
Data: 18 de junho (sexta-feira)
Local: Av. Getúlio Vargas (em frente ao Fórum)

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques, o projeto é um marco na história da Instituição. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP. O projeto Ministério Público Itinerante tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”. Para o procurador-geral de Justiça, “ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram – e são – mais caros. Hoje, consolidado enquanto instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém nos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas”.

Para a Ouvidoria do MPMG, órgão realizador do projeto, a proposta é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos dentro da carreta do MP Itinerante e palestras em escolas e espaços públicos de fácil acesso, assim mostrando à sociedade qual é o papel do membro do MP, como ele atua, onde trabalha, por que e como o Ministério Público pode ser acionado. “A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição”, explica o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.



Estamos em Araxá, no planalto do Alto Paranaíba

Hoje estamos na cidade de Araxá, no planalto do Alto Paranaíba. O topônimo "Araxá" significa terreno elevado e plano, planalto, chapadão, região mais elevada do que qualquer sistema orográfico e "Araxás: Indígenas que viviam no tabuleiro elevado do extremo oeste de Minas Gerais". Sua população estimada, em 2009, era de quase 93 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 20º. Curiosidades sobre Araxá: o nome "Araxá", em tupi-guarani, significa "lugar onde primeiro se avista o sol".
A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Antônio Carlos, em frente à antiga rodoviária, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.


CAO-SAUDE

Foram feitos 23 atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde: 1.772 atendimentos de saúde (equipe de nutricionistas, exame tipo sanguíneo, informação saúde do trabalhador, doença sexualmente transmissíveis), centro de testagem e aconselhamento, odontologia, glicemia capilar, pressão, vigilância sanitária, zoonose, fisioterapia, progroma de internação. Foram 12 vacinas, H1N1.

Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.


Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Patrocínio, dia 16 de junho, quarta-feira.
O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante (Araxá)

A carreta do MP Itinerante está em Araxá, no Triângulo Mineiro.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Patrocínio, dia 16 de junho, quarta-feira.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estamos em Uberaba, no Triângulo Mineiro

Hoje estamos na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 296 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28ºC. Curiosidades sobre Uberaba: O potencial turístico da cidade de Uberaba é incrivelmente vasto, indo desde a exploração do artesanato ao patrimônio histórico cultural, como por exemplo, sua religiosidade, representada pelas antigas Igrejas Católicas e pelo Espiritismo, tendo como ícone, Francisco Cândido Xavier – “Chico Xavier”, o maior médium do último século.

A carreta do MP Itinerante se encontra na Av. José de Alencar, ao lado do Teatro Vera Cruz, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

CAO-SAUDE

Foram feitos 62 atendimentos - Orientações - retratando diversas situações na área da saúde, 652 atendimentos de saúde, entre verificação de pressão arterial e de glicose, além de distribuição de preservativos e orientações acerca da Atenção Primária.

Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.

O produtor rural Carlos Gomes Moreira, que reside em Uberaba desde 1985, tinha uma demanda sobre a produção de queijo minas – especificamente questões referentes à legalização junto aos órgãos competentes para produção e comercialização do produto. Ele conversou com o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, em um dos gabinetes montados para receber a população.


Segundo Carlos Gomes, que tomou conhecimento do MP Itinerante por meio de matéria veiculada pela TV, o contato com os promotores e procuradores de Justiça é importantíssimo. “Muitas pessoas não conhecem o trabalho do Ministério Público e por meio dessa caravana itinerante a população terá condições de buscar orientações e até mesmo resolver seus problemas. É uma Instituição essencial para a sociedade e que precisa ser ampliada.”

O promotor de Justiça André Tuma Delbim Ferreira participou dos atendimentos em Uberaba, fez uma palestra para alunos de uma escola local e destacou a importância do MP Itinerante: “O Ministério Público precisa estar mais próximo do cidadão e o MPI é uma maneira eficiente de trazê-lo até a Instituição. É preciso quebrar o paradigma de que o promotor de Justiça está distante da população, que é um ser inalcançável, atendendo demandas somente nos gabinetes.” Ainda de acordo com André Tuma, é necessário fazer que as pessoas entendam que o Ministério Público é um parceiro da sociedade. “O MP precisa ser resolutivo e esse projeto resgata o papel da Instituição dentro da sociedade. Mesmo que nós não possamos resolver uma determinada demanda, a pessoa que procurar o Ministério Público precisa ser bem atendida, bem orientada e ter o melhor encaminhamento para que ela não se sinta desamparada.”

A dona de casa Ivonete Borges, nascida em Araxá, aproveitou a ida a Uberaba para ver o funcionamento do MP Itinerante e levar suas demandas. “Vi o anúncio na televisão, decidi vir até aqui e comprovei que o atendimento à população estava sendo feito. Além de receber orientações sobre inventário, passadas pelo promotor de Justiça, comprovei que ele é uma pessoa igual a todos, mas que tem informações que nós não temos. O atendimento foi ótimo, minhas dúvidas foram esclarecidas e saio muito satisfeita daqui”, ressaltou a araxaense.

Para promotor de Justiça Aloísio Cunha Soares Júnior, “o MP Itinerante é um instrumento de grande importância não só para a sociedade, mas também para os membros da Instituição. Esse contato direto com as pessoas nos dá a real dimensão dos problemas vividos pela sociedade, além de conhecer seus anseios e demandas”.



A uberabense Márcia Aparecida Cunha, que também tomou conhecimento do MP Itinerante pela TV, tinha algumas dúvidas em relação aos juros – segundo ela abusivos – cobrados pelas operadoras de cartão de crédito. “Resolvi procurar um auxílio no Ministério Público e saio satisfeita com o atendimento. Tinha algumas dúvidas que foram sanadas pelo promotor de Justiça. Todos, desde a triagem, me receberam muito bem. Às vezes perdemos um tempo enorme durante o dia para resolver um determinado problema. Aqui no MP Itinerante tudo foi muito rápido”, destaca.



Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Araxá, dia 14 de junho, segunda-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Clique no mapa e veja onde está o MP Itinerante

A carreta do MP Itinerante está em Uberaba, no Triângulo Mineiro.O atendimento ao público será das 9 às 17h. Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Araxá, dia 14 de junho, segunda-feira.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estamos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro


Hoje estamos na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 634 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28ºC. Curiosidades sobre Uberlândia: a cidade possui o mais moderno centro de convenções do país, que comporta até 15 eventos simultâneos. A Vila Olímpica do SESI possui a única pista de atletismo oficial de Minas Gerais.

A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Clarimundo Carneiro (praça da antiga Câmara Municipal), no início da Av. Afonso Pena,  onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

Na maior cidade do Triângulo e uma das maiores de Minas, o sucesso foi total, somando cerca de 2 mil atendimentos.

A procura pela tenda da saúde foi grande, pois estavam sendo oferecidos à população serviços de vacinação e de controle de hipertensão e diabetes.

CAO-SAUDE

Foram feitos 60 atendimentos - Orientações - retratando diversas situações na área da saúde,  1.230 atendimentos de saúde, entre verificação de pressão arterial e de glicose e 30 vacinas, H1N1.

Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.

Nas atividades de saúde participaram conosco alunos das seguintes escolas:

1. Alunos dos NAICA’S (Tibery e Lagoinha) – Séc. Desenvolvimento Social
2. Alunos dos NAICA’S (Tibery e Lagoinha) – Séc. Desenvolvimento Social
3. Alunos da Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho – Bairro Brasil
4. Alunos da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro – Bairro Morumbi
5. Alunos da Escola Municipal Leôncio do Carmo Chaves – Bairro Planalto
6. Alunos da Escola Municipal Joel Cupertino – Bairro Dom Almir

Também foi intensa a procura por orientação jurídica, e vários promotores de Justiça estiveram na carreta auxiliando o procurador-geral, Alceu Torres, e o ouvidor do MPMG, Mauro Flávio Brandão, nos atendimentos às pessoas.

Os destaques ficaram por conta dos promotores de Justiça da cidade Marco Aurélio Nogueira e Genney Randro Barros de Moura, nos atendimentos realizados nas salas de orientação durante todo o dia, como também Wesley Leite Vaz e Adriano Bozola, nas palestras realizadas para os estudantes sobre cidadania. O ouvidor do MPMG, Mauro Flávio Brandão, finalizou o ciclo de palestras na cidade mostrando a importância do Ministério Público e suas funções em defesa da sociedade.

Estiveram presentes os promotores de Justiça Breno Linhares Lintz e o procurador do Município, Carlos Gerônimo, além da equipe do Procon Estadual.

Foi realizado também em Uberlândia um evento na Câmara Municipal da cidade em que o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, falou aos promotores de Justiça da cidade e vereadores sobre as atribuições do MP.

Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Uberaba, dia 11 de junho, sexta-feira.
O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.