quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estamos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro


Hoje estamos na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 634 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28ºC. Curiosidades sobre Uberlândia: a cidade possui o mais moderno centro de convenções do país, que comporta até 15 eventos simultâneos. A Vila Olímpica do SESI possui a única pista de atletismo oficial de Minas Gerais.

A carreta do MP Itinerante se encontra na Praça Clarimundo Carneiro (praça da antiga Câmara Municipal), no início da Av. Afonso Pena,  onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.

Na maior cidade do Triângulo e uma das maiores de Minas, o sucesso foi total, somando cerca de 2 mil atendimentos.

A procura pela tenda da saúde foi grande, pois estavam sendo oferecidos à população serviços de vacinação e de controle de hipertensão e diabetes.

CAO-SAUDE

Foram feitos 60 atendimentos - Orientações - retratando diversas situações na área da saúde,  1.230 atendimentos de saúde, entre verificação de pressão arterial e de glicose e 30 vacinas, H1N1.

Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.

Nas atividades de saúde participaram conosco alunos das seguintes escolas:

1. Alunos dos NAICA’S (Tibery e Lagoinha) – Séc. Desenvolvimento Social
2. Alunos dos NAICA’S (Tibery e Lagoinha) – Séc. Desenvolvimento Social
3. Alunos da Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho – Bairro Brasil
4. Alunos da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro – Bairro Morumbi
5. Alunos da Escola Municipal Leôncio do Carmo Chaves – Bairro Planalto
6. Alunos da Escola Municipal Joel Cupertino – Bairro Dom Almir

Também foi intensa a procura por orientação jurídica, e vários promotores de Justiça estiveram na carreta auxiliando o procurador-geral, Alceu Torres, e o ouvidor do MPMG, Mauro Flávio Brandão, nos atendimentos às pessoas.

Os destaques ficaram por conta dos promotores de Justiça da cidade Marco Aurélio Nogueira e Genney Randro Barros de Moura, nos atendimentos realizados nas salas de orientação durante todo o dia, como também Wesley Leite Vaz e Adriano Bozola, nas palestras realizadas para os estudantes sobre cidadania. O ouvidor do MPMG, Mauro Flávio Brandão, finalizou o ciclo de palestras na cidade mostrando a importância do Ministério Público e suas funções em defesa da sociedade.

Estiveram presentes os promotores de Justiça Breno Linhares Lintz e o procurador do Município, Carlos Gerônimo, além da equipe do Procon Estadual.

Foi realizado também em Uberlândia um evento na Câmara Municipal da cidade em que o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, falou aos promotores de Justiça da cidade e vereadores sobre as atribuições do MP.

Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Uberaba, dia 11 de junho, sexta-feira.
O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário