sexta-feira, 18 de junho de 2010

Estamos em Patos de Minas

Hoje estamos na cidade de Patos de Minas, localizada entre as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada, em 2009, era de quase 140 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28°.

A estrutura que compõe o MP Itinerante - carreta dotada de gabinetes, tendas, mesas e cadeiras - foi montada na praça da avenida Getúlio Vargas, em frente ao Fórum de Patos de Minas, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.

O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.


IMPRENSA

A imprensa local deu amplo destaque à passagem da caravana do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) por Patos de Minas. Emissoras de rádio, jornais impressos, sites de notícias e emissoras de TV falaram sobre o projeto MP Itinerante e sobre os serviços oferecidos à população, que, após a passagem do projeto MP Itinerante terão continuidade na Promotoria de Justiça da cidade.

O procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, esteve em Patos de Minas e acompanhou a caravana do MP Itinerante. A uma emissora de TV local, Alceu Torres destacou que um dos objetivos do MP Itinerante é fazer com que as pessoas conheçam o trabalho desenvolvido pelo MPMG. "Muitos desconhecem a Instituição e, por causa disso, não sabem que podem encontrar, por meio do Ministério Público, soluções para diversos problemas na área da saúde, patrimônio público, direito do consumidor, entre outras. Estamos aqui para servir à população e esclarecer sobre nossa atuação."

DEPOIMENTOS

O promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Campos Júnior aprova o projeto que visa a aproximação do Ministério Público com a sociedade."O MP Itinerante é uma iniciativa de vanguarda do MPMG. É uma inversão do que normalmente acontece. Desta vez não é o cidadão que vai à Promotoria de Justiça, ao gabinete. É o promotor de Justiça que vem às ruas para mostrar à comunidade o papel do Ministério Público, a importância do promotor de Justiça e os caminhos a serem percorridos para que os cidadãos resolvam as suas demandas."

Eliane Bicalho, que trabalha na formação de professores da rede municipal de educação de Patos de Minas, acompanhou a palestra ministrada pelo promotor de Justiça José Carlos de Oliveira. Por cerca de 50 minutos, o promotor de Justiça explicou a alunos de uma escola municipal um pouco sobre o trabalho do Ministério Público.

De acordo com Eliane, a aproximação do Ministério Público com a sociedade, sobretudo em relação aos alunos, faz com que estes tenham mais consciência sobre seus direitos, além de respeitarem também os direitos das demais pessoas. "Os alunos irão tirar bastante proveito desse contato com o Ministério Público. Tudo que for aprendido aqui será multiplicado, pois cada um levará esse conhecimento para sua casa, repassando aos pais, parentes e amigos", ressaltou.

CAO-SAUDE

Foram feitos 22 atendimentos - Pedido de Providência - retratando diversas situações na área da saúde; 211 atendimentos de saúde acerca de aferição de pressão.

Pelo PROCON Estadual foi proferido o "Curso de Capacitação de Defesa do Consumidor para a Polícia Militar". O evento contou com a participação de 34 Policiais Militares, entre Oficiais e Praças e realizado na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar de Patos de Minas da 10ª região.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Divinópolis, dia 22 de junho, terça-feira.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Pessoas de todas as idades participam do MP Itinerante em Patos de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário