segunda-feira, 14 de junho de 2010

Alto Paranaíba é a próxima parada do projeto Ministério Público Itinerante

Atendimentos serão realizados nas cidades de Araxá, Patrocínio e Patos de Minas

O projeto Ministério Público Itinerante, uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG) -, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está, nesta semana, na região do Alto Paranaíba e percorrerá as cidades de Araxá (14/06), Patrocínio (16/06) e Patos de Minas (18/06) para prestar atendimento à população. O objetivo do projeto é levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria da Instituição ao município, para estabelecer um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e a forma de atuação do Ministério Público e ainda proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e a maneira de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.

A carreta do MP Itinerante ficará estacionada em pontos centrais das cidades, atendendo sempre das 9h às 17h. Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, buscando-se soluções mais ágeis para os conflitos; ações de cidadania com palestras voltadas para o direito do consumidor e para a saúde na tenda de apoio, bem como medição de pressão arterial e glicose.
O Procon Estadual também estará presente defendendo os direitos do consumidor e auxiliando a população. Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde). Todo o trabalho é realizado em parceria com as comarcas e com os promotores de Justiça das cidades e região, que também participarão dos atendimentos e darão continuidade às ações após a partida da carreta. Atividades também serão articuladas com as prefeituras, escolas públicas, particulares e universidades.
O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora 14 cidades já foram visitadas em quatro regiões do Estado, somando-se cerca de 10 mil atendimentos.

Confira os locais de atendimento no Alto Paranaíba, sempre das 9h às 17h em todas as cidades:

Araxá
Data: 14 de junho (segunda-feira)
Local: Praça Antônio Carlos (em frente à rodoviária antiga)

Patrocínio
Data: 16 de junho (quarta-feira)
Local: Rua Presidente Vargas (na praça Santa Luzia)

Patos de Minas
Data: 18 de junho (sexta-feira)
Local: Av. Getúlio Vargas (em frente ao Fórum)

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques, o projeto é um marco na história da Instituição. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP. O projeto Ministério Público Itinerante tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”. Para o procurador-geral de Justiça, “ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram – e são – mais caros. Hoje, consolidado enquanto instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém nos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas”.

Para a Ouvidoria do MPMG, órgão realizador do projeto, a proposta é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos dentro da carreta do MP Itinerante e palestras em escolas e espaços públicos de fácil acesso, assim mostrando à sociedade qual é o papel do membro do MP, como ele atua, onde trabalha, por que e como o Ministério Público pode ser acionado. “A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição”, explica o ouvidor do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário