Hoje estamos na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Sua população estimada, em 2009, era um pouco mais que 296 mil habitantes e sua temperatura hoje gira em torno dos 28ºC. Curiosidades sobre Uberaba: O potencial turístico da cidade de Uberaba é incrivelmente vasto, indo desde a exploração do artesanato ao patrimônio histórico cultural, como por exemplo, sua religiosidade, representada pelas antigas Igrejas Católicas e pelo Espiritismo, tendo como ícone, Francisco Cândido Xavier – “Chico Xavier”, o maior médium do último século.
A carreta do MP Itinerante se encontra na Av. José de Alencar, ao lado do Teatro Vera Cruz, onde ficará das 9 às 17h em atendimento à população local. O Projeto percorrerá cerca de 40 municípios mineiros até setembro deste ano. Uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover a aproximação de promotores de Justiça e cidadãos.
O foco das orientações e os temas abordados nas palestras serão aqueles considerados de maior interesse de cada região. Entre as áreas de atuação do Ministério Público estão: a defesa do consumidor, dos idosos, das pessoas com deficiência, da infância, do meio ambiente, da mulher, do patrimônio cultural e do patrimônio público; o combate aos crimes cibernéticos e ao crime organizado; direitos humanos, conflitos agrários, habitação e urbanismo e eleitoral.
CAO-SAUDE
Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.
O produtor rural Carlos Gomes Moreira, que reside em Uberaba desde 1985, tinha uma demanda sobre a produção de queijo minas – especificamente questões referentes à legalização junto aos órgãos competentes para produção e comercialização do produto. Ele conversou com o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, em um dos gabinetes montados para receber a população.
CAO-SAUDE
Foram feitos 62 atendimentos - Orientações - retratando diversas situações na área da saúde, 652 atendimentos de saúde, entre verificação de pressão arterial e de glicose, além de distribuição de preservativos e orientações acerca da Atenção Primária.
Durante o evento, foram distribuídos diversos materiais para a população, como, cartilhas, folders, revistas, etc. Houve, ainda, palestras dirigidas para alunos da rede básica de ensino.
O produtor rural Carlos Gomes Moreira, que reside em Uberaba desde 1985, tinha uma demanda sobre a produção de queijo minas – especificamente questões referentes à legalização junto aos órgãos competentes para produção e comercialização do produto. Ele conversou com o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, em um dos gabinetes montados para receber a população.
Segundo Carlos Gomes, que tomou conhecimento do MP Itinerante por meio de matéria veiculada pela TV, o contato com os promotores e procuradores de Justiça é importantíssimo. “Muitas pessoas não conhecem o trabalho do Ministério Público e por meio dessa caravana itinerante a população terá condições de buscar orientações e até mesmo resolver seus problemas. É uma Instituição essencial para a sociedade e que precisa ser ampliada.”
O promotor de Justiça André Tuma Delbim Ferreira participou dos atendimentos em Uberaba, fez uma palestra para alunos de uma escola local e destacou a importância do MP Itinerante: “O Ministério Público precisa estar mais próximo do cidadão e o MPI é uma maneira eficiente de trazê-lo até a Instituição. É preciso quebrar o paradigma de que o promotor de Justiça está distante da população, que é um ser inalcançável, atendendo demandas somente nos gabinetes.” Ainda de acordo com André Tuma, é necessário fazer que as pessoas entendam que o Ministério Público é um parceiro da sociedade. “O MP precisa ser resolutivo e esse projeto resgata o papel da Instituição dentro da sociedade. Mesmo que nós não possamos resolver uma determinada demanda, a pessoa que procurar o Ministério Público precisa ser bem atendida, bem orientada e ter o melhor encaminhamento para que ela não se sinta desamparada.”
A dona de casa Ivonete Borges, nascida em Araxá, aproveitou a ida a Uberaba para ver o funcionamento do MP Itinerante e levar suas demandas. “Vi o anúncio na televisão, decidi vir até aqui e comprovei que o atendimento à população estava sendo feito. Além de receber orientações sobre inventário, passadas pelo promotor de Justiça, comprovei que ele é uma pessoa igual a todos, mas que tem informações que nós não temos. O atendimento foi ótimo, minhas dúvidas foram esclarecidas e saio muito satisfeita daqui”, ressaltou a araxaense.
Para promotor de Justiça Aloísio Cunha Soares Júnior, “o MP Itinerante é um instrumento de grande importância não só para a sociedade, mas também para os membros da Instituição. Esse contato direto com as pessoas nos dá a real dimensão dos problemas vividos pela sociedade, além de conhecer seus anseios e demandas”.
A uberabense Márcia Aparecida Cunha, que também tomou conhecimento do MP Itinerante pela TV, tinha algumas dúvidas em relação aos juros – segundo ela abusivos – cobrados pelas operadoras de cartão de crédito. “Resolvi procurar um auxílio no Ministério Público e saio satisfeita com o atendimento. Tinha algumas dúvidas que foram sanadas pelo promotor de Justiça. Todos, desde a triagem, me receberam muito bem. Às vezes perdemos um tempo enorme durante o dia para resolver um determinado problema. Aqui no MP Itinerante tudo foi muito rápido”, destaca.
Após cumprir suas atividades na cidade, o projeto MP Itinerante seguirá para Araxá, dia 14 de junho, segunda-feira.
O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário