segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MP Itinerante/2010 chega ao fim

O procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, e o ouvidor-geral do MPMG, Mauro Flávio Ferreira Brandão, apresentarão à imprensa, a partir das 7h, no local do evento, durante café da manhã, os resultados do projeto

Depois de passar por 36 cidades de todas as regiões de Minas Gerais, percorrer cerca de sete mil quilômetros e prestar atendimento a 45 mil pessoas, a carreta-escritório do MP Itinerante retorna a Belo Horizonte. O encerramento oficial da primeira etapa do projeto, com a apresentação dos resultados obtidos, será na segunda-feira, 13 de setembro, na praça da Estação, no Centro da cidade.

A carreta estará estacionada na praça a partir das 6h. Entre 7h e 9h30, o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, e o ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Mauro Flávio Ferreira Brandão, estarão no local para apresentar o balanço do projeto.

Com a participação de 250 promotores e procuradores de Justiça e uma média de cem pessoas envolvidas em sua execução, o projeto atingiu 45 mil cidadãos, entre estudantes do ensino básico e médio que assistiram às palestras e pessoas que receberam atendimento da Ouvidoria do Ministério Público, do Procon Estadual, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) e de integrantes do Ministério Público dos locais ou de Belo Horizonte.

Como forma de compensar a emissão de gás carbônico (CO2) emitido por veículos utilizados pelo projeto, será feita a distribuição de 1.500 mudas de árvores.

Cidades visitadas

Em maio, o MP Itinerante estreou no Vale do Mucuri, passando por Teófilo Otoni e Itaobim. No Norte do Estado, passou por Rio Pardo de Minas, Janaúba, Montes Claros e Pirapora. No Noroeste, foi a Paracatu e Unaí. Em junho, o projeto chegou ao Triângulo Mineiro: Ituiutaba, Araguari, Uberlândia e Uberaba. Em seguida foi para Araxá, Patrocínio e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e para Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. No Sul de Minas, passou por Lavras, Pouso Alegre, Varginha e São Lourenço, as duas últimas já em julho. Na Zona da Mata, a carreta do MP Itinerante esteve em Juiz de Fora, Ubá, Muriaé e Manhuaçu e também no Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, Ipatinga e Caratinga. Passou por Itabira e, em agosto, chegou a Capelinha, Diamantina, Curvelo e Sete Lagoas, cidades do Vale do Jequitinhonha e da região Central do Estado. Depois foi a vez da região metropolitana de Belo Horizonte: Ribeirão das Neves, Betim, Contagem e Santa Luzia.

O projeto é uma realização do MPMG e da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais (ABO-MG), com o apoio da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

O projeto MP Itinerante

Entre maio e setembro, uma caravana composta de membros e servidores do Ministério Público de Minas Gerais percorreu todos esses municípios para divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso e, consequentemente, promover uma aproximação com os cidadãos. A iniciativa surgiu após pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a qual constatou que 86% da população confia no Ministério Público. Porém, apenas 35% conhecem o trabalho realizado pelo órgão.

Em cada localidade visitada, uma estrutura com unidade móvel e estandes foi montada em locais públicos, como parques e praças. A população pôde assistir a palestras, obter orientações e receber atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público. Também foram distribuídas cartilhas e outras peças didáticas produzidas pelo órgão.

Por meio de parceria com outros órgãos, foram oferecidos serviços como retirada de documentos, atendimento da Ouvidoria-Geral do Estado e dos Procons Municipais, orientações da Polícia Militar do Meio Ambiente, vacinação, encaminhamento para exames, atendimento odontológico e orientações sobre saúde bucal, informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e controle de zoonoses, exame de glicemia e aferição de pressão arterial, entre outros.

Site: www.mp.mg.gov.br/mpitinerante


Blog www.mpitinerante.blogspot.com

Twitter: www.twitter.com/mpitinerante

Comenda do Ministério Público de Minas Gerais

Às 17h, no Museu de Artes e Ofícios, localizado na praça da Estação, será realizada a cerimônia de outorga da Comenda do Ministério Público de Minas Gerais.

A Comenda do Ministério Público de Minas Gerais é outorgada em sessão especial da Câmara de Procuradores de Justiça a personalidades responsáveis por relevantes serviços prestados ao Ministério Público brasileiro e à cultura jurídica do país.

Este ano, serão agraciados Ângela Gutierrez, Carlos Henrique Focesi Sampaio, Felipe Locke Cavalcanti, José Carlos Cosenzo, Luiz Moreira Gomes Júnior, Maria Trindade Pinto, Robson Braga de Andrade, Sandra Starling, Sérgio Groisman, Simão Cirineu Dias.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa

Tel: (31) 3330-8016/8166/8413

Nenhum comentário:

Postar um comentário