quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Novo cangaço é tema de palestra na Semana do Ministério Público 2010

A promotora de Justiça Cássia Virgínia palestrou sobre essa modalidade de crime

A promotora de Justiça Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontigo, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate ao Crime Organizado e de Investigação Criminal (Caocrimo), apresentou na manhã de hoje, 15 de setembro, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, a palestra "O Novo Cangaço". O evento faz parte das comemorações da Semana do Ministério Público, que se encerram na sexta-feira, 17.

Segundo a promotora de Justiça Cássia Virgínia, o novo cangaço é uma repetição daquele praticado por Lampião e Maria Bonita. Os criminosos chegam, dominam as autoridades que são encontradas no local, tomam conta e ocupam determinadas regiões da cidade para poderem praticar roubos, inclusive fazendo reféns autoridades, população local e funcionários dos bancos roubados.

O trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais, em parceira com a Polícia Civil, iniciou-se em 2005 e já apresenta resultados relevantes, a exemplo da Operação Vandec, realizada em três etapas e que desmantelou uma das organizações criminosas mais bem articuladas do país, especializada em assaltar bancos de pelo menos cinco Estados.

A Operação Vandec, nome dado à ação em homenagem ao cabo PM assassinado pelo bando, foi desencadeada em fevereiro de 2007, quando a quadrilha assaltou as agências do Banco do Brasil e do Itaú na cidade mineira de São Gotardo, no Alto Paranaíba. Na ocasião, o município foi sitiado. Cidadãos comuns, usados de escudo humano. A unidade da Polícia Militar e a delegacia foram dominadas. O grupo fugiu com R$ 2 milhões, levando como reféns dois delegados, um juiz, oito policiais militares, funcionários dos bancos e um agente de polícia.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa

Tel: (31) 3330-8166/8016 15.09.2010 (Semana MP/ Novo cangaço - cobertura) MAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário