quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Semana do Ministério Público 2010 teve início nesta segunda-feira, dia 13

O PGJ Alceu Torres Marques abriu a solenidade destacando a importância de se mostrar os principais avanços conquistados pelo MPE nos últimos anos

A Semana do Ministério Público 2010 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 13 de setembro, em solenidade presidida pelo procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques. Também compuseram a mesa o ex-procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Abelardo Teixeira Nunes; o procurador-geral de Justiça Adjunto Administrativo Evandro Manoel Senra Delgado; o procurador-geral de Justiça Adjunto Jurídico Geraldo Flávio Vasques; o corregedor-geral do MPE, Márcio Heli de Andrade; o ouvidor do MPE, Mauro Flávio Ferreira Brandão e o diretor-geral da PGJ, Fernando Antônio Faria Abreu, que representou os servidores da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Após a apresentação da Banda Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Alceu Torres Marques discursou destacando que esta Semana do Ministério Público tem entre seus principais objetivos prestar contas à sociedade mineira sobre os avanços conquistados nos últimos anos pelo Ministério Público Estadual.

"O Ministério Público está comemorando seu aniversário e mostrando que o trabalho da Instituição vai muito além da atuação burocrática, protocolar. Estamos aproveitando para mostrar a relevância do papel da Instituição para a sociedade e para a cidadania.e para prestar contas. Para isso estamos tratando de questões como bullying; educação; defesa do patrimônio público; da ordem econômica e tributária; dos direitos do idoso e da pessoa com deficiência. Vamos tratar também do relacionamento com a imprensa; do combate ao crime organizado, mostrar a atuação do Ministério Público na área eleitoral, do terceiro setor, dos crimes cibernéticos, do controle da constitucionalidade, do patrimônio cultural e do meio ambiente, além de reunir promotores no Simpósio Criminal e na Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos, que trará representantes dos Ministérios Públicos de todos os Estados", ressaltou o PGJ.

Alceu Torres destacou ainda o lançamento do planejamento estratégico, o encerramento da primeira etapa do projeto "MP Itinerante", a comemoração dos 20 anos do Código de Defesa do Consumidor, a inauguração da sede própria da Promotoria de Justiça com Atuação no Juizado Especial Criminal e a outorga da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

Mais presenças - Também participaram da solenidade a procuradora de Justiça Gisella Potério; o diretor do Centro de Estados e Aperfeiçoamento Funcional, Gregório Assagra de Almeida; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cultura, Estevão Rocha Fiúza; a subdefensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre; a chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Município, Cláudia Melgaço; o delegado de Polícia do Detran, Ramon Sandoli; representando o Banco do Brasil participaram o superintendente negocial de Governo, Márcio Coqui Tunholi e o gerente-geral do Setor Público, Antônio Eustáquio da Silveira. O promotor de Justiça Lélio Braga Calhau e o advogado Marconi Bastos Saldanha prestigiaram a abertura e, após a solenidade, abriram a programação de palestras apresentando o tema "Bullying - Considerações sobre casos concretos".

A Semana do Ministério Público 2010 prossegue até sexta-feira, dia 16 de setembro, com uma série de atividades. Consulte a programação no site www.mp.mg.gov.br. As palestras são abertas ao público.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual

Tel: (31) 3330-8016/8166/8016 13/09/10 (Abertura Semana do MP 2010) LL

Nenhum comentário:

Postar um comentário